AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU

 

A Biblioteca Vilarinho Raposo associou-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril desenvolvendo a atividade-projeto «As portas que Abril abriu», que consistiu numa exposição:

- a Liberdade, a Igualdade, a Paz, o Pão, a Educação, a Saúde, a Habitação, o Trabalho, o Amor e a Justiça foram as 10 portas escolhidas que ofereciam poemas/textos alusivos a estas conquistas de Abril.

Coube aos alunos das turmas – 9º H, 10º A e 12º D – dar voz aos poemas/textos e interagir com os colegas dos 12ºA e B, honrando, juntos, os valores que eles representam. Aos poemas, juntaram-se a canção “Tanto mar”, de Chico Buarque, e “Liberdade”, de Sérgio Godinho.

Quer os poemas quer as canções suscitaram reflexões/intervenções dos alunos acerca da importância da poesia na vida do ser humano e na vida das nações, com enfoque na vertente interventiva antes do 25 de Abril.

No final da atividade, os alunos foram convidados a visitar a exposição instalada no corredor exterior à Biblioteca - «Ditadura, Revolução e Democracia”-25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário.