Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

    A Biblioteca da Escola Secundária de D. Duarte inaugurou, no dia 23 de janeiro de 2025, um mural para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro de 2025 –, coincidente com o 80º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas em 1945.

    O trabalho apresentado foi realizado pelos alunos do 9.º ano, das turmas H e I, nas disciplinas de História e Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com a equipa da Biblioteca da Escola.

    Esta iniciativa teve como objetivo prevenir que a intolerância e a tragédia ocorridas no século XX não se repitam, aprendendo com o passado, de forma a manter viva a memória dos crimes contra os valores humanos e o desrespeito pela Humanidade.

    O Mural apresentado resultou de um “Brainstorming” acerca do Holocausto, através de fotografias e de alguns objectos, com o objetivo de transmitir a realidade quotidiana desses campos, desde o momento da chegada dos prisioneiros até à solução final. A estrela de David recorda os 6 milhões de judeus que morreram nos campos de concentração nazis; um ursinho de peluche relembra 1, 5 milhões de crianças vítimas desta tragédia, e um pijama às riscas simboliza todo o genocídio.

Para além destes objetos, os livros expostos apresentavam várias narrativas sobre o sofrimento e o horror vividos nesta época histórica por diversas pessoas.

    Foi, ainda, relembrado Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que salvou 30 mil judeus deste flagelo.

    Por todo o mural foram colocadas palavras como AMOR, AMIZADE, TOLERÂNCIA, VIDA, PAZ e HARMONIA como apelo aos valores que devem imperar na Humanidade.

Lembrar para não esquecer!